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Harmonia das Cores

25 Maio

As cores harmoniosas são aquelas que funcionam em conjunto ou justapostas, e que produzem um esquema de cores atrativo. O círculo cromático pode ser utilizado de forma a ajudar na escolha das cores e combinações harmónicas. Para trabalhar bem as harmonias, é sempre aconselhável conhecer alguns termos relacionados com a teoria das cores, como o conceito de tom, tonalidade, valor ou escala tonal, luminosidade e saturação. Relembrando, Matiz é o fator diferencial de uma cor para outra, ou seja, a cor pura. Tonalidade é a característica que define variantes de um tom ou matiz relacionadas com a sua saturação ou luminosidade, por exemplo, o verde amarelado e o verde azulado são diferentes tonalidades do verde. Grau ou valor de uma cor é o termo usado para designar o grau de claridade ou obscuridade de uma cor. É uma ordenação que permite a comparação entre as propriedades das cores.

As cores apresentam inúmeras variedades e podem se classificar em:

  • Cor geratiz ou primária: é cada uma das três cores indecomponíveis que misturadas em proporções variáveis produzem todas as cores do espectro.

  • Cor Complementar: são aquelas que são opostas umas as outras no círculo cromático passando pelo centro. Ex: amarelo é complementar ao violeta; o verde com vermelho; o azul com o laranja, etc.

  • Cor Secundária: são as cores formadas pela mistura de duas cores primárias.

  • Cor Terciária: é a mistura das cores primárias com as secundárias.

  • Cores Quentes: são o vermelho e o amrelo e as demais cores em que eles predominem.

  • Cores Frias: são o azul e verde e as demais cores em que eles predominem.

  • Cor Natural: é a coloração existente na natureza.

  • Cor Aparente ou Acidental: é a cor variável apresentada por um objeto de acordo com a luz e a influência de outras cores próximas.

  • Cor Induzida: é a coloração acidental de que se tinge uma cor sob a influência de uma cor indutora.

  • Cor Irisada: são as que apresentam fulgurações às cores espectrais. Ex: as asas de uma borboleta.

  • Cor Dominante: é a que ocupa maior área da escala em determinada relação cromática.

  • Cor Tônica: é a cor que sobressai em um sistema cromático.

  • Cor Intermediária: é a coloração que forma a passagem entre a cor dominate e a tônica.

  • Cor crua: é a cor que não apresenta graduações.

Harmonizar as cores é uma tarefa difícil e complexa, e todo colorista é um poeta. A maior dificuldade na harmonia reside no fato de as cores influenciarem-se mutuamente.

A harmonia cromática clássica é o resultado do equilíbrio entre cor dominante (que possui a maior extensão na composição), a cor tônica (coloração vibrante que dá tom ao conjunto, a cor forte) e a cor intermediária (meio termo entre a dominante e a tônica).

Existem três tipos de harmonia cromática:

  • Harmonia Consoante: é a combinação de cores onde há a predominância de uma única cor, ou seja, relaciona-se um conjunto de matizes próximas. Ex: vermelho, laranja, amarelo, verde, etc. Ex. Vista de Artes com Lírios, Van Gogh (1888).

  • Harmonia Dissonante: é a combinação de cores que utliza um conjunto formado por cores complementares. Ex. A Noite Estrelada, Van Gogh (1889).

  • Harmonia Assonante: caracterizado por múltiplas cores tônicas, mas que predominam as cores primárias. Ex. Gato Azul, Romero Brito.

A harmonia depende do equilíbrio, uma igualdade absoluta ou aproximada entre forças opostas.

Abaixo listarei alguns tipos de harmonias cromáticas:

  • Harmonia de Monocromáticas: Utiliza-se apenas de um matiz e sua variação de luminosidade .

  • Harmonia Complementar ou de Contraste: reúne as cores opostas no círculo cromático. Graficamente, é representada pelas cores situadas no diâmetro do círculo cromático e estabelecem entre si fortes contrastes.

  • Harmonia triádica ou de três complementares: é obtida por um triângulo equilátero inserido no círculo cromático. Dentre as tríades, a formada pelas cores primárias será mais forte. É possível também obter uma tríade a partir de um triângulo isósceles, deslocando as cores da base do triângulo para uma cor adjacente.

  • Harmonia Quadrática ou de quatro cores: é formada por um retângulo inserido no círculo cromático formado pela união de duas díades perpendiculares entre si.

  • Harmonia por saturação: é a soma de uma única cor às demais usadas, criando uma composição onde todas as cores são saturadas pela mesma cor.

 
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Publicado por em 25/05/2011 em Estudo da Cor

 

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