RSS

Dinâmica das Cores

25 Maio

Chamamos de dinâmica das cores a ativação da cor por ela mesma, através das propriedades chamadas de matiz (cor pura), saturação (característica quantitativa de uma cor) e brilho (capacidade que cada cor-pigmento tem de refletir a luz branca que recebe). Podemos desaturar uma cor ao acrescentarmos branco nela e através desse “jogo” formamos muitas outras cores que podem ser claras, escuras e até neutras.

Existem muitas classificações para as cores, mas nesse apontamento citarei algumas que foram discutidas dentro da sala de aula. São elas:

Cores Análogas são aquelas que aparecem lado a lado dentro de um círculo cromático. São análogas porque pertencem à uma mesma cor básica. A composição de uma cor análoga são consideradas elegantes e podem ser equilibradas com as cores complementares.

Cores Complementares são aquelas que são opostas umas as outras no círculo cromático passando pelo centro. Ex: amarelo é complementar ao violeta; o verde com vermelho; o azul com o laranja, etc.

Cores Acromáticassão as cores chamadas neutras: o branco, o preto, as cinzas e os marfins. Dentro das cores neutras, estudamos a escala de cinzas que tem variações tonais entre o branco e o preto e à essa escala da-se o nome de Escala Acromática. Quando um trabalho artístico utiliza apenas branco, preto e cinza em sua confecção, dizemos tratar-se de uma composição acromática.

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 25/05/2011 em Estudo da Cor

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: