RSS

Cor e Percepção Visual

07 Maio

O olho humano poderia ser comparado à uma máquina fotográfica, onde vemos os mais variados detalhes de uma imagem e as mais variadas cores. Mas o que é cor?

A cor é uma interpretação que nosso cérebro faz dos sinais luminosos captados através dos nossos olhos, ou seja, ela é imaterial sendo apenas uma sensação provocada pela luz que atinge diretamente nosso sistema óptico (formado pela córnea, íris, retina etc). A cor tem grande influência sobre nós seres humanos, pois age sobre nossos sentimentos, nossa sensibilidade, nossas emoções ou até mesmo nosso humor. Ela é influenciada pelos aspectos psicológicos da nossa mente até mesmo antes de chegar ao nosso consciente. Ela pode determinar sensações vivenciadas trazendo à tona certas memórias e lembranças. Portanto, a luz seria um elemento físico (um estímulo) e o olho um elemento fisiológico (uma sensação) que unidos formam um fenômeno conhecido como Percepção Visual. Na Percepção Visual distinguem-se três características que correspondem aos parâmetros básicos da cor. São eles:

  1. Matiz – é o comprimento da onda, uma característica que diferencia uma cor da outra.

  2. Valor – é a luminosidade ou brilho que se recebe (refere-se a maior ou menor quantidade de luz presente na cor).

  3. Croma – é a saturação ou a pureza da cor (seria a qualidade específica de saturação de cada cor que indica seu grau de pureza. As cores perdem croma, ao serem misturadas com o branco.

Todas as cores visíveis estão dentro de um espectro de luz que é chamado de espectro visível. Ela possui basicamente as cores do arco-íris (Vermelho, Alaranjado, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta). O espectro possui como extremo as cores violeta e o vermelho e o que nossos olhos não enxergam (fora do espectro) há os infra-vermelhos que geram calor e os raios ultra-violeta responsáveis pela radiação.

Cores Primárias são as cores que não podem ser formadas por nenhuma mistura, ou seja, elas são puras. Elas podem se classificar em Cor Luz e Cor-Pigmento. A cor luz é produzida pela emissão direta da luz, podendo chama-las de Síntese Aditiva, é representada pelo sistema RGB (muito utilizado para reprodução de dispositivos eletrônicos, tais como monitores, televisores, máquinas fotográficas, etc). A cor-pigmentoé a substância material dos objetos que absorve, refrata e reflete os raios luminosos da luz que incide sobre eles, podendo chama-las de Síntese Subtrativa. É representada pelo sistema CMYK (sistema é usado para impressões em geral e reproduz a maioria das cores do espectro visível.

As cores primárias da síntese aditiva acontece adicionado luz à um fundo preto formando a cor branca. As cores primárias da síntese subtrativa utiliza pigmentos ou tinturas para bloquear a luz branca formando-se então a cor preta.

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 07/05/2011 em Estudo da Cor

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: